Resumo de Artigo Científico sobre Jogos Eletrônicos.


A seguir, o resumo do artigo científico:  Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Este artigo foi criado retirando-se as partes principais do texto. O link para leitura do artigo científico aqui resumido (na íntegra) se encontra no final da página. 

Boa Leitura!



 Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos


Autores do artigo: Rodrigo Antonio Pessini1, Rafael de Menezes Reis2, Hilton Vicente César3, Luciano Gamez4

 

1 Oficial Administrativo - Pesquisador do Centro de Imagens e Física Médica - CCIFM do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HCFMRP da Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto (SP). Brasil.

2 Professor da Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS, Uberaba (MG) Brasil. Pesquisador do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP-USP, Ribeirão Preto (SP), Brasil.

3 Doutorando do Programa de Bioengenharia, Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto (SP), Brasil.

4 Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente de Psicologia pelo Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina. Pesquisador na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. São Paulo (SP). Brasil.



"A plasticidade neuronal é considerada a habilidade do cérebro em recuperar funções através de proliferação neuronal, migração e interações sinápticas;

"Através de treinamento em atividades é possível estimular o cérebro a desenvolver novas conexões que possibilitem a reabilitação de funções nervosas e motoras";

"Atividades de movimentação e raciocínio realizadas com prazer podem contribuir para uma maior atividade cerebral, assim como atividades esportivas e jogos eletrônicos";


"Os jogos eletrônicos criam ambientes ricos, gerando uma experiência gratificante que promove aprendizagem que pode ser aplicada em situações reais";


"Pesquisas mostram que praticar jogos eletrônicos melhora diversas habilidades cognitivas como aprendizagem e atenção";


"Pessoas que se divertem regularmente com jogos de ação demonstram maior capacidade de concentração em detalhes visuais";


"Possuem mais habilidade para contrastes visuais e giram objetos mentalmente com maior precisão. Conferem também capacidade de tomar melhores decisões sob pressão";


       "Jogos de ação demonstraram benefícios cognitivos";


      "Jogos de estratégia produziram melhorias em flexibilidade cognitiva com mudanças rápidas de tarefas";


      "Jogos de quebra-cabeça 3D proporcionaram melhorias na solução de problemas, habilidade espacial e persistência";


          "Jogos sociais colaboraram com interações sociais reais";


     "Devido a maior popularidade na área da saúde, aumentou-se a produção de jogos não violentos utilizados como terapia de reabilitação";


      "As regiões do cérebro mais estimuladas com os jogos são o córtex pré-frontal (controle de atenção), córtex parietal (mudança de foco) e córtex cingulado (funções comportamentais)";


"É reconhecida na literatura a utilização de jogos eletrônicos para a reabilitação física e motora."


"Os estudos em geral mostram a atuação de jogos eletrônicos no restabelecimento físico de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), lesões de nervos periféricos e também no bem estar físico e mental de idosos".


 

"O treinamento de jogadores experientes levou a melhorias da conectividade funcional e volume de substância cinzenta em sub-regiões insulares";


"Os pacientes apresentaram aumento na simetria da excitabilidade córticomotor do músculo tibial anterior em pacientes pós AVC, responsável por fazer a flexão dorsal do durante a caminhada";


"Melhora da aprendizagem motora e aumentando a confiança para atividades de equilíbrio";


"Constatou-se melhoria na aprendizagem devido a melhor inferência probabilística e que jogadores experientes possuem melhor arquitetura neuronal para resolver situações do jogo";


"Os principais benefícios são observados nas funções cerebrais de atenção e cognição";


"Os jogos de ação melhoraram a atenção em tarefas de rastreamento de objetos permitindo representação mais precisa de movimentos e características";


"Melhoraram também a atenção seletiva sobre espaço, tempo e objetos, focando melhor a atenção e ignorando melhor fontes de distração";


"Verificou-se uma interação entre o sistema de aprendizagem com uma rede frontoparietal implicando no controle da atenção e memória de trabalho";


"Os jogadores experientes apresentaram maior conectividade funcional entre as redes de atenção e sensório motoras, com melhorias nas regiões insulares posteriores e inferior";


"Verificou-se que quando ocorre à realização de diversas tarefas simultaneamente, o idoso apresenta dificuldade no controle cognitivo. Os jogos eletrônicos contribuíram para melhorar este desempenho dos indivíduos nessas multitarefas, consequentemente gerando benefícios cognitivos";


"O treinamento trouxe melhorias de habilidade no controle cognitivo que são prejudicados com o avanço da idade, sendo verificadas várias tendências estatísticas de melhorias na plasticidade cognitiva pós-treino como melhoras de atenção e memória, depressão e demência";


"Neste caso, como os jogos foram projetados para treinar habilidades mentais (velocidade de processamento e rotação mental), memória e concentração, os resultados mostram que houve aumento no desempenho em termos de precisão bem como em termos de conclusão das atividades";


"Estas experiências e estímulos visuais causaram ativação, recrutamentos e conexões em regiões como o córtex pré- frontal (atenção e tomada de decisões), rede frontoparietal e executivo, amígdalas (emoções e memória), córtex cingulado anterior (comportamento), córtex parietal (movimento) e lobotemporal";


"A resolução de tarefas com ganho de recompensas leva o usuário a muito empenho no jogo, elevando seus potenciais de algumas funções cerebrais. O lobo frontal é bem estimulado com os jogos devido sua importância para planejamento de ações, movimentos e pensamentos abstratos, os quais são muito exigidos do jogador";


"Embora a idade seja acompanhada pela deterioração cortical, especialmente na região pré-frontal, existem evidências de neuroplasticidade na velhice e não somente nos primeiros anos de vida, através do treinamento do cérebro";


"Foi constatado circuitos corticais envolvidos em alterações plásticas, influenciando a plasticidade neuronal e recuperação funcional";


 "Assim sendo, praticar jogos eletrônicos pode ser um fator contra o envelhecimento devido a melhorias nas funções mentais";


  "O treinamento com os jogos pode ser um fator contra o envelhecimento e eficiente na reabilitação física devido à melhoria nas funções mentais, o que pode contribuir com as plasticidades funcionais e neuronais".

 

Para  ler o artigo na integra acesse: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/539/327.



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