Resumo de Artigo Científico sobre Jogos Eletrônicos.
A seguir, o resumo do artigo científico: Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Este artigo foi criado retirando-se as partes principais do texto. O link para leitura do artigo científico aqui resumido (na íntegra) se encontra no final da página.
Boa Leitura!
Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos
Autores do artigo: Rodrigo Antonio Pessini1, Rafael de Menezes Reis2, Hilton Vicente César3, Luciano Gamez4
1 Oficial Administrativo - Pesquisador do Centro
de Imagens
e Física
Médica - CCIFM do Hospital
das Clínicas
da Faculdade
de Medicina
de Ribeirão
Preto - HCFMRP da Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão
Preto (SP). Brasil.
2 Professor da Faculdade
de Talentos
Humanos - FACTHUS, Uberaba (MG)
Brasil. Pesquisador do Departamento de Biomecânica, Medicina e
Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP-USP,
Ribeirão Preto (SP), Brasil.
3 Doutorando do Programa de Bioengenharia, Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto (SP), Brasil.
"A plasticidade neuronal é considerada a habilidade do cérebro em recuperar funções
através de proliferação neuronal, migração e interações sinápticas;
"Através de treinamento em atividades é possível estimular o cérebro a desenvolver novas conexões que
possibilitem a reabilitação de funções nervosas
e motoras";
"Atividades de movimentação e raciocínio realizadas com prazer podem contribuir para uma maior atividade cerebral, assim como atividades esportivas e jogos eletrônicos";
"Os jogos
eletrônicos criam ambientes
ricos, gerando uma experiência gratificante que
promove aprendizagem que pode ser aplicada em situações reais";
"Pesquisas
mostram que praticar jogos eletrônicos melhora
diversas habilidades cognitivas como aprendizagem e atenção";
"Pessoas
que se divertem regularmente com
jogos de ação demonstram maior capacidade de
concentração em detalhes visuais";
"Possuem mais habilidade para contrastes visuais e giram objetos
mentalmente com maior precisão. Conferem também capacidade de tomar melhores
decisões sob pressão";
"Jogos de ação demonstraram
benefícios cognitivos";
"Jogos de estratégia produziram melhorias em flexibilidade cognitiva com mudanças rápidas de tarefas";
"Jogos de quebra-cabeça 3D
proporcionaram melhorias na solução de problemas, habilidade espacial e persistência";
"Jogos sociais colaboraram com interações sociais reais";
"Devido a maior popularidade na área da saúde, aumentou-se a produção de jogos
não violentos utilizados como terapia de reabilitação";
"As regiões do cérebro mais estimuladas com os jogos são o córtex pré-frontal (controle de atenção), córtex parietal (mudança de foco) e córtex cingulado (funções comportamentais)";
"É
reconhecida na literatura a utilização de jogos eletrônicos para a reabilitação
física e motora."
"Os
estudos em geral mostram a atuação de jogos eletrônicos
no restabelecimento físico de doenças como Acidente Vascular
Cerebral (AVC), lesões de nervos periféricos e também no bem estar físico e mental de idosos".
"O
treinamento de jogadores experientes levou a melhorias da conectividade
funcional e volume de substância cinzenta em sub-regiões insulares";
"Os
pacientes apresentaram aumento na simetria da
excitabilidade córticomotor do músculo tibial anterior em
pacientes pós AVC, responsável por fazer a flexão dorsal do pé durante a caminhada";
"Melhora da aprendizagem motora e aumentando a confiança
para atividades de equilíbrio";
"Constatou-se
melhoria na aprendizagem devido a melhor inferência probabilística e que jogadores
experientes possuem melhor arquitetura neuronal para resolver situações
do jogo";
"Os principais benefícios são observados nas funções
cerebrais de atenção e cognição";
"Os
jogos de ação melhoraram a atenção em tarefas de rastreamento de objetos permitindo representação mais precisa de movimentos e características";
"Melhoraram
também a atenção seletiva sobre espaço, tempo
e objetos, focando melhor a atenção e ignorando melhor fontes de distração";
"Verificou-se uma interação entre
o sistema de aprendizagem com uma
rede frontoparietal implicando no controle da atenção e memória de
trabalho";
"Os
jogadores experientes apresentaram maior conectividade funcional entre as redes de atenção e sensório
motoras, com melhorias nas regiões
insulares posteriores e inferior";
"Verificou-se que quando ocorre à realização de diversas tarefas simultaneamente, o idoso apresenta dificuldade no controle cognitivo. Os jogos eletrônicos contribuíram para melhorar este desempenho dos indivíduos nessas multitarefas, consequentemente gerando benefícios cognitivos";
"O treinamento trouxe melhorias de habilidade no controle cognitivo que são prejudicados com o avanço da idade, sendo verificadas várias tendências estatísticas de melhorias
na plasticidade cognitiva pós-treino como melhoras de atenção e memória, depressão e demência";
"Neste caso, como os jogos foram projetados para treinar habilidades mentais (velocidade de processamento e rotação mental), memória e concentração, os resultados mostram que houve aumento no desempenho em termos de precisão bem como em termos de conclusão das atividades";
"Estas experiências e estímulos visuais
causaram ativação, recrutamentos e conexões em regiões como o córtex pré- frontal (atenção e tomada de decisões), rede
frontoparietal e executivo, amígdalas (emoções e memória), córtex
cingulado anterior (comportamento), córtex parietal (movimento) e lobotemporal";
"A resolução de tarefas com ganho de recompensas leva o usuário a muito empenho no jogo, elevando seus potenciais de algumas funções cerebrais. O lobo frontal é bem estimulado com os jogos devido sua importância para planejamento de ações, movimentos e pensamentos abstratos, os quais são muito exigidos do jogador";
"Embora a idade seja acompanhada pela deterioração
cortical, especialmente na região pré-frontal, existem evidências de neuroplasticidade na velhice e não somente
nos primeiros anos de vida, através do treinamento do cérebro";
"Foi
constatado circuitos corticais envolvidos em alterações plásticas,
influenciando a plasticidade neuronal e recuperação funcional";
"Assim sendo, praticar jogos eletrônicos pode ser um fator contra o envelhecimento devido a melhorias nas funções mentais";
"O treinamento com os jogos pode ser um fator contra o envelhecimento e eficiente na reabilitação física devido à melhoria nas funções
mentais, o que pode contribuir com as plasticidades funcionais e neuronais".
Para ler o artigo na integra acesse: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/539/327.