Resumo do Artigo Científico: O Dilema da Criatividade

 

1.     Qual(a)  autor(a) do artigo e onde foi publicado?

 

               O artigo foi escrito por Elena Revilla (elena.revilla@ie.edu) e publicado na revista de Administração de Empresas da FGV, volume 59, março-abril 2019 nas páginas 149 a 153.

 

2.     O que é a criatividade?

              

               A criatividade é a produção de ideias que são novas e úteis para as pessoas, estando assim ligada ao ato de converter ideias em produtos, maneiras de fazer as coisas e serviços, ou seja, a inovação.

 

3.     Como se dá o processo entre a criatividade e a inovação?

              

               É um processo que pode ocorrer em grupos, situações paradoxais, contradições e dilemas, principalmente em projetos realizados em grupo.

 


4.     Qual a relação entre a geração de ideias e a implementação das mesmas?

 

               Ao trabalhar na geração de ideias há um afastamento do conhecimento já existente na empresa e do lucro de curto prazo como se o presente fosse reservado para o futuro. Esse processo exige flexibilidade e está ligado a incertezas e mudanças. Além disso, o retorno dessa geração de ideias é incerto, porém quando implementadas são potencialmente maiores.

 

5.     Qual o papel das organizações no processo criativo?

 

               As organizações devem dedicar atenção especial na gestão e reduzir o esforço que surge entre os processos de investigação e exploração durante a geração de novas ideias para que haja a implementação das mesmas. Surge assim o conceito de ambidestria.

 

6.     O que é ambidestria?

 

               É uma capacidade de gerenciamento de tarefas que implica na escolha de uma opção em detrimento de outra, gerando um custo de oportunidade, também conhecido como trade-off . Exija que a empresa supere conflitos equilibrando-se entre o pensamento convergente e o divergente para obter sucesso no processo de inovação.

 

 

7.     Quais medidas uma organização pode utilizar para o cultivo da criatividade?

 

               Alguns exemplos citados são os programas de treinamento ou programas de desenvolvimento por experiências. No nível coletivo o trabalho em equipe multidisciplinar baseando-se na diversidade de conhecimento de seus membros tem grande destaque. Já no âmbito individual cita-se o treinamento individual e as recompensas como facilitadores no que envolve o processo exploratório da criatividade.

 

8.     Qual a importância da motivação durante o processo criativo?

 

               Os colaboradores devem ser motivados para se envolverem na criação de novas ideias que sejam uteis, ou seja, desenvolverem a criatividade, criando-se um estilo cognitivo favorável para encarar problemas sob uma perspectiva nova.

 


9.     Qual a relação entre competência e criatividade?

 

               Ter domínio do conhecimento na área que se pretende inovador é de suma importância, pois proporciona aos indivíduos habilidades técnicas e talento que fornecem caminhos cognitivos capazes de resolver problemas de forma mais criativa.

 

10. Quando uma equipe é capaz de inovar?

 

               Quando seus colaboradores utilizam o pensamento divergente para criar ideias e depois conciliam as ideias individuais com os resultados inovadores do grupo por meio do pensamento convergente, buscando um consenso.

 

 

 

Referências:

O dilema da criatividade. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rae/a/rKTRh5jQbg98kYzxdKfgD3B/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em 04 de dezembro de 2024.

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