Resumo do Artigo Científico: A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem- revisão de literatura.
1. Quais autores escreveram este artigo?
Ramilla Recla Scopel ( Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.) , Valquíria Conceição Souza ( Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.) e Stela Maris Aguiar Lemos ( Fonoaudióloga; Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.) .
2.
De quais fatores dependem o desenvolvimento da linguagem?
O desenvolvimento da linguagem depende não apenas dos aspectos biológicos inatos do indivíduo, mas também dos fatores ambientais dos meios que as crianças estão inseridas principalmente na família e na escola.
3.
O que é a linguagem?
Este termo pode ser definido como um sistema de símbolos organizados, com propriedades que desempenham funções de codificar, estruturar e consolidar dados sensoriais, de modo a comunicar conteúdos, ou seja, possibilitar a troca de informações.
4.
Como ocorre o desenvolvimento da linguagem na criança?
A criança durante seu desenvolvimento acaba ignorando alguns fonemas e presta atenção nos mais utilizados em sua língua materna. O domínio do sistema fonológico da língua materna é atingido espontaneamente. Comum na maior parte dos casos, na faixa etária, entre quatro e seis anos de idade.
5.
Qual a importância do desenvolvimento da linguagem para a criança?
O desenvolvimento adequado da linguagem é muito importante para o processo de alfabetização, para uma boa escrita e para que ocorra a pronúncia correta das palavras.
6.
Qual a influência do ambiente para o desenvolvimento da linguagem na criança?
Quando o ambiente é estimulante e facilitador a criança consegue desenvolver uma linguagem mais complexa de forma natural respeitando seu ritmo individual.
7.
Como a escola pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem?
Criando condições que possibilitem ao indivíduo aprender continuamente, explorar, confrontar e aprofundar os conhecimentos adquiridos nos primeiros anos de vida.
8. Como a escolaridade dos educadores contribui para o desenvolvimento da linguagem infantil?
Estudos apontam que quanto menor o grau de escolaridade dos educadores e quanto maior o número de alunos na sala de aula pior a qualidade dos estímulos oferecidos para o desenvolvimento da linguagem.
9. Quais outras descobertas estão elencadas neste artigo?
É comum que o distúrbio fonológico de uma criança seja herdado de um familiar que tenha alteração semelhante à sua. Constatou-se também que crianças mais velhas que convivem com poucos irmãos menores têm mais qualidade de estimulação do ambiente familiar assim como, filhos de mães que trabalham fora e convivem com seus companheiros possuem melhor estimulação e desenvolvimento da linguagem.
10. Há diferenças no desenvolvimento da linguagem entre meninos e meninas?
De acordo com estudos, os meninos apresentam mais chances de alterações da linguagem quando comparados às meninas.
Referências:
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura. < https://www.scielo.br/j/rcefac/a/nmNzvNdp54VRxQP4pqDJRVx/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em 04 de dezembro de 2024.