Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: a importância de perceber as diferenças.
Resumo do artigo científico:
Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: a importância de perceber as diferenças.
Autores: Márcia G. Ribeiro Grossi (CEFET/MG), Vítor Gabriel Ribeiro Grossi (UFV), João Rodolfo L. Miranda Souza (CEFET/MG) e Eliene Diniz Santos (CEFET/MG).
1. Qual a relevância deste estudo para a educação?
O estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do conhecimento em neurociência aplicado na educação pois o mesmo pode auxiliar o docente em sua prática pedagógica expandindo sua visão sobre as diferenças cognitivas presentes nos alunos em sala de aula.
2. Como o sistema nervoso está relacionado ao processo de aprendizagem?
Toda experiência humana bem como seu comportamento está sob a influência do sistema nervoso, portanto, conforme destaca Rubin (2006) é necessário entender como esta estrutura funciona para poder compreender como ocorre a aprendizagem que segundo Escribano (2007) permite pensar formas educativas que diminuam as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem.
3. Todas as pessoas aprendem da mesma forma?
Markova (2000) em seus estudos ressalta que as pessoas pensam e aprendem de maneiras diferentes usando seus próprios padrões de inteligência que estão ligados aos três níveis de consciência (mente consciente, mente subconsciente e mente inconsciente) e com as três linguagens que a mente usa para receber, organizar e processar informações (auditiva, visual e cinestésica), concluindo-se que as pessoas não usam o cérebro da mesma maneira para pensar e aprender.
4. Quais teóricos da educação abordam conceitos da neurociência em suas teorias?
Vários teóricos da educação corroboraram com a neurociência entre eles destacam-se Piaget (com os estágios de desenvolvimento), Ausubel (com a teoria da aprendizagem significativa), Vygotsky (com a Zona de Desenvolvimento Proximal) e Gardner (teoria das múltiplas inteligências).
5. Alunos com alterações no sistema nervoso conseguem aprender?
Há alunos que apresentam alterações no funcionamento do sistema nervoso, dificultando a aprendizagem pois possuem uma forma de interação diferente com o ambiente. Neste contexto o docente precisa ter um olhar sensível e particular para cada caso, sabendo que o ser humano tem como característica natural o aprender e que este pode se dar de maneiras diferentes sendo este fato elucidado pela neurociência.
6. A que parte específica do cérebro está relacionada a aquisição de conceitos teóricos?
A aquisição de conteúdos teóricos está relacionada especificamente a partes do sistema límbico temporomedial (hipocampo, amígdala e córtex entorrinal). A aprendizagem envolve o sistema nervoso de um indivíduo desencadeando respostas a tudo o que ocorre dentro e fora do corpo.
7. Quando ocorre a aprendizagem?
Conforme aponta Ausubel (1968) a aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação se ancora em conceitos relevantes pré-existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. A partir da aprendizagem o sistema nervoso reestrutura as vias de processamento e representações de informação.
8. Como ensinar baseando-se na neurociência?
Ensinar exige do professor perceber a diversidade em sala de aula e preparar as aulas de forma que abrace as diversas formas de aprendizagem, diversificando as estratégias pedagógicas de acordo com o perfil dos alunos e da turma.
Por exemplo, para os alunos que possui a linguagem predominante da mente auditiva e visual pode-se utilizar vídeos, filmes, debates, aulas expositivas dialogadas, excursões, portfólios e interações via redes sociais. Para alunos com a linguagem cinestésica pode-se utilizar gincanas, artes cênicas e jogos.
Referência:
Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: a importância de perceber as diferenças. Disponível em < https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/759/1072>. Acesso em 01 de novembro de 2024.